Como se diferenciar usando o conhecimento que se tem sobre o Cliente? Como surpreendê-lo? Como encantá-lo? Como fidelizá-lo? Como garantir a lealdade dele, o Cliente?
Difícil, mas não impossível!
Recentemente, fui comprar um presente em uma “loja masculina” (já estão percebendo que existe um mercado latente infantil e feminino) e fui surpreendida pelo atendimento caloroso, simples e gentil. O vendedor esteve sempre preocupado como o objetivo da minha compra e também com o perfil do presenteado. Ao final, no momento do pagamento, para não tornar o tempo de espera da maquininha do cartão enfadonho, começamos a falar sobre a marca, cultura e tudo mais que envolvia essa Rede. Lembro ter dito que admirava muito o CEO, por sua irreverência (uma invejinha básica) e a capacidade dele em transformar um “limão em uma limonada”. Não é que o vendedor me fez uma promessa (oi?!) e disse que ia me apresentar o tal CEO!?! E, para a minha surpresa, alguns meses depois, recebo em meu whatsapp uma gravação personalizada do CARA agradecendo a minha compra e minha admiração à marca. Como vocês se sentiriam?! Eu, encantada, feliz, surpresa e é claro, não compro presente em outro lugar senão lá!
Foi difícil?! Doeu?! Gastou quanto?!
Pois é, para se diferenciar em um Mercado altamente competitivo tem-se que lançar mão de criatividade e inovação. O relacionamento personalizado e o perfil individual do Cliente é fator preponderante para o CRM e deve ser uma Estratégia Corporativa, um esforço contínuo, de longo prazo, que deve envolver todos os níveis da organização.
Produto bom e de qualidade abre portas sim! Atrai cliente e coloca a empresa no campo de “batalha”. No entanto, não é suficiente para garantir que o Cliente não entre na porta ao lado Ou não clique na URL vizinha. Essa fidelização é um trabalho que deve ser construído deste o primeiro contato do cliente com a sua marca. E saiba: leva tempo! Definir uma estratégia de engajamento é fundamental para atingir o objetivo principal: FIDELIDADE.
Por Alessandra Gouvêa