conecte-se conosco

O Papel do Executivo de Varejo

Artigos

O Papel do Executivo de Varejo

O Papel do Executivo de Varejo

O Papel do Executivo no Varejo
Julio Sergio Abecassis

O executivo tem um papel de extrema importância no Varejo, porém, antes de entender como, é necessário entender e saber os conceitos e características desse segmento, que são: “ O comércio varejista existe desde os tempos imemoriais e, logo depois, que o indivíduo deixou de ser nômade, fixando-se em terras, necessitando desenvolver produtos e serviços, começava-se a fazer “escambo” para atender suas necessidades”. Varejo é toda atividade de vendas de produtos ou serviços, diretamente ao consumidor final e, também, é o meio através do qual as mercadorias chegam até o mesmo, podendo ser feito pelo próprio comerciante ou através de intermediários.
Diante de que o comércio de varejo representa em torno de 47,3% do PIB brasileiro e, ainda, ser um segmento que emprega em torno de 17 milhões de pessoas, confirmando a sua grande importância na economia, demanda-se um profissional de excelência com características especificas para a execução impecável dessa atividade, como, não ser apenas um bom vendedor, mas, também, ser um bom planejador, exímio conhecedor do controle de fluxo de caixa, ter experiencia e conhecimento em Marketing, saber identificar nichos de produtos e serviços, saber entender as necessidades e satisfações do público e do local adequado à respectiva atividade, ser um profissional “multifuncional”, saber trabalhar sob pressão e ter foco em resultado e, ainda, ser dinâmico, simpático, carismático, inspirador de grandes equipes, ser estrategista, ser um bom gestor de pessoas, gostar de desafios, ter eficácia no curto prazo, saber fazer muito com pouca verba e saber alinhar suas estratégia com as da Matriz e, em resumo, ter habilidade em colocar seus produtos ou serviços disponíveis onde, quando e como o cliente quiser e, por fim, cabe ao executivo do varejo, conhecer plataformas digitais de vendas e utilizá-las de maneira benéfica, expertise a qual, o caracteriza como diferencial de mercado.
Dessa forma, fica claro o quão importante e fundamental é o papel do executivo para o sucesso da relação comércio varejista x qualidade de atendimento ao cliente e empresas do ramo em referência.

Clique para comentar

Comentários

Mais em Artigos

  • Gestão de Negócios

    Como se diferenciar?

    De

    Como se diferenciar usando o conhecimento que se tem sobre o Cliente? Como surpreendê-lo? Como encantá-lo?...

  • Artigos

    Planejamento Estratégico

    De

    Planejamento Estratégico Alberto Besser Atualmente é comum gestores confundirem eficácia operacional com estratégia. Ambos são importantes....

  • Artigos

    Qualidade de Vida no Trabalho

    De

    Qualidade de Vida no Trabalho? Antonio Caputo da Costa Uma pergunta com mil possibilidades e caminhos....

  • Artigos

    Inbound Marketing

    De

    Inbound Marketing Hélder Brito Inbound Marketing são estratégias de marketing, mais especificamente no ambiente digital, apoiadas...

  • Recursos Humanos

    Gestão por competências

    De

    GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Rosa Maria de Paula Vilhena MS,c A Gestão por Competências é uma alternativa...

Conecte-se

anúncio
Topo