conecte-se conosco

PCP – Planejamento e Controle de Produção

Gerência de Projetos

PCP – Planejamento e Controle de Produção

PCP – Planejamento e Controle de Produção

Em toda e qualquer operação industrial na qual ocorra conversão de insumos em produtos intermediários ou em produtos acabados haverá a necessidade de se ter atividades de Planejamento e Controle de Produção (PCP). É por meio das atividades de PCP que serão definidos quais produtos deverão ser fabricados, em que momento, em que quantidade, para que data e em quais recursos produtivos cada um desses produtos será produzido.  É o PCP portanto quem estabelecerá o sequenciamento das ordens de produção (OPs) nos vários centros produtivos de uma operação.

Planejar a execução de cada item do estoque depende prioritariamente de qual é a estratégia de manufatura adotada por cada indústria ou operação. Há dois tipos principais de estratégia de manufatura: produção por pedido (make to order) e produção para estoque(make to stock). Na estratégia make to order  o planejamento de produção do item se inicia após o recebimento de pedidos de clientes. Já na estratégia  make to stock o planejamento de produção é realizado com base nos dias de estoque de cada item, que é a relação entre a quantidade de estoque disponível versus a demanda de cada item. Itens com menores dias de estoque serão programados antes dos itens com maiores dias de estoque.

Assim com a atividade de planejamento da função PCP, igualmente importante é a sua função controle. É essa atividade que deve acompanhar o andamento das ordens de produção dentro da operação e verificar, em cada passo do processo, se o planejamento ora estabelecido está sendo seguido à risca e, caso seja necessário, fazer algum tipo de replanejamento buscando sempre atender as quantidades e prazos estabelecidos pela demanda dos pedidos dos clientes.

PCP portanto é o elo de ligação entre o recebimento de pedidos (customer service) e a operação, visando o atendimento da demanda gerada pelos pedidos de clientes e buscando otimizar os recursos produtivos de forma a que a operação tenha a agilidade necessária e custos adequados.

 

Cezar Barroso

Continue lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Comentários

Mais em Gerência de Projetos

Conecte-se

anúncio
Topo